A engenharia é o agente transformador da natureza em favor do homem, destinada a explorar toda a capacidade criativa. Lida com a natureza e a transforma para o benefício do homem. Trabalha com os diversos elementos nela contido, modificando-os em realizações do homem. Esta é a sua grandiosidade.
O engenheiro por sua vez, deve aplicar o melhor de seus conhecimentos, seja para construir uma grande barragem ou uma pequena casa, um conjunto habitacional para populações carentes. Seja para fabricar um liquidificador ou construir um sofisticado aparelho de tomografia. Todos devem igualmente funcionar, serem seguros e durar. Este é o paradigma do engenheiro; conceber, projetar, construir e conservar para que toda obra seja funcional, segura e durável.
Não se pode discutir qualquer atividade humana somente sob o prisma individual. Ela está necessariamente investida de um caráter social que lhe é indispensável e sem o qual ela se desfigura. A engenharia pressupõe que coloquemos todo o nosso engenho a favor da comunidade para a qual trabalhamos.
A engenharia significa dotar uma sociedade de infra-estrutura básica para que ela se desenvolva; dos produtos e tecnologia que a fazem progredir. Significa estar dando à sociedade os meios para que os homens que a compõem possam ser e viver melhor.
A engenharia é muito mais do que apreender alguns truques técnicos para fazer surgir alguma obra em algum lugar perdido de um país qualquer. É ser agente de um processo de desenvolvimento, da construção de uma nação, com consciência de sua da sua dimensão social.
A engenharia significa trabalhar para o desenvolvimento de um povo, seja onde for. É a causa da humanidade que está em jogo. Não está a serviço dos poderosos. Está a serviço de todos os homens.
Engº Civil Cláudio Devecchi