Equipe realizou visita técnica no local da montagem do espetáculo, na capital
A equipe de fiscalização do Crea-SP realizou visita técnica no dia 23/08, no Parque Villa Lobos, na capital paulista, para acompanhar o processo de montagem do Cirque du Soleil, cuja temporada do espetáculo “Bazzar” acontece de setembro a novembro.
Chefe da Unidade de Gestão de Inspetoria (UGI) do Crea-SP, o engenheiro Arthur Ferreira explicou que, na ocasião, o Conselho fiscalizou o exercício profissional relacionado às atividades da área tecnológica, como segurança contra incêndio, instalação e manutenção de geradores, iluminação cênica, sonorização, montagem de estruturas, entre outros.
“Fórmula 1, desfile de carnaval, a Festa do Peão em Barretos, operações portuárias, e Agrishow são alguns exemplos de eventos temporários que demandam um fluxo grande de pessoas e que já constam no calendário de fiscalização do Crea-SP. Estamos sempre atentos à montagem desses eventos, pois assim colaboramos com a segurança e a proteção das pessoas que participam e dos profissionais envolvidos”, acrescentou.
Gerente regional do Crea-SP, o engenheiro Rodrigo Zorzetto ponderou sobre o papel do Conselho na realização de eventos como esse, que é o de garantir a presença de um profissional habilitado à frente das funções técnicas. “São serviços que exigem a certificação e a segurança provenientes da fiscalização do Crea-SP, pois verificamos se empresas e profissionais possuem registro e se emitiram as devidas Anotações de Responsabilidade Técnica (ART)”, disse.
O Cirque du Soleil realiza apresentações no Parque Villa Lobos desde 2006. São necessários 25 mil metros quadrados para montar a tenda. Ao todo, foram necessários 67 contêineres para trazer todo o material de navio até o Brasil. Assim que o material é recebido, o processo de montagem dura sete dias, com o envolvimento de cerca de 100 profissionais.