CREA Geral

Crea-SP: Aproximação com as Prefeituras é Caminho para Valorização Profissional e Proteção da População

Estar à frente do maior Conselho de fiscalização profissional da América Latina é um desafio diário e envolve o atendimento às mais variadas demandas de profissionais e empresas da área tecnológica, que enxergam o Conselho como o canal ideal para suas reivindicações, dada a sua capilaridade estadual, pouco vista em outros órgãos com a mesma atividade-fim.

O Crea-SP sempre teve a consciência de que poderia (e deveria) fazer mais pela sociedade. Mas como superar essa barreira consideradas as limitações impostas por lei a uma autarquia federal, com papel claro de fiscalização das atividades dos profissionais da área tecnológica? Afinal, embora esteja atento a questões como o aprimoramento técnico e a garantia ao salário mínimo profissional, o Conselho não é uma associação, nem um sindicato.

A resposta que o Crea-SP encontrou para isso foi se aproximar das administrações públicas para oferecer sua expertise técnica e unir esforços na busca por soluções que ajudem a melhorar a vida da população. A parceria estratégica é uma forma eficiente de somar esforços no combate ao exercício ilegal da profissão e na defesa da sociedade.

Com essa política de fomento às parcerias e convênios estratégicos, estamos conseguindo ampliar as ações de valorização profissional e de exercício da ética, cujos efeitos já se refletem no avanço dos métodos de fiscalização.

Do final de 2016 até agora, visitamos quase 100% do total de prefeituras do Estado e a receptividade foi sempre muito positiva, o que mostra que as administrações públicas também ansiavam por esse diálogo.

Assuntos como a aproximação prática entre técnicos públicos e privados, o levantamento das empresas prestadoras de serviços, a aprovação de projetos de obras e licenciamentos ambientais são apenas alguns exemplos do quanto essa aproximação pode ser benéfica para os dois lados.

Sem contar os exemplos concretos de parcerias bem-sucedidas reunindo o poder executivo, as associações profissionais e o Crea-SP em muitos municípios, nos quais foi possível estabelecer um trabalho conjunto para incrementar as atividades de fiscalização e elaboração de projetos, também por meio da aplicação, por lei municipal, da caderneta de obras (livro de ordem), reduzindo assim a presença de empreendimentos irregulares.

Para colocar isso em prática nos municípios, o Crea-SP vem contando com o inestimável apoio das entidades de classe e instituições de ensino, cujos membros integram o nosso Plenário como conselheiros, bem como dos inspetores, verdadeiros líderes em suas regiões em matéria de fiscalização do exercício profissional.

Esse trabalho conjunto também se dá por meio das uniões de associações, que congregam as entidades de classe locais e estão presentes em todas as regiões administrativas do Estado. Com uma gestão política eficiente, calcada na fundamentação técnica e na representação profissional, esse esforço vem garantindo que o Crea-SP ocupe seu próprio assento em diferentes órgãos consultivos, participando ativamente dos debates que envolvem as decisões de cunho técnico em âmbito municipal e estadual.

A boa aplicação das técnicas de Engenharia melhora a vida da sociedade. Não por acaso, os profissionais da área tecnológica são os principais responsáveis pela construção do desenvolvimento das cidades.

Engenheiro Vinicius Marchese Marinelli
Presidente do Crea-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *