CREA

Mais proteção para a área da saúde

Fiscalização do Crea-SP com apoio do CREMESP aumenta segurança para pacientes

O Crea-SP segue avançando em sua ação de fiscalização do exercício profissional das modalidades das Engenharias em estabelecimentos de saúde por todo o território paulista. A iniciativa, que conta com o apoio do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP), engloba hospitais, clínicas e postos de saúde.
O foco é verificar a emissão das Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) de todas as atividades relacionadas às profissões representadas pelo Sistema Confea/Crea, assim como observar a manutenção de equipamentos hospitalares, como desfibriladores, monitor cardíaco, ultrassom, incubadoras, sistema de anestesia, unidades eletro-cirúrgicas e radiográficas, mamógrafos, ventiladores pulmonares, bisturis elétricos, entre outros.

A vice-presidente no exercício da Presidência do Crea-SP, Eng. Lígia Marta Mackey, destaca que diversas áreas da Engenharia estão presentes nos estabelecimentos de saúde, por isso o papel da fiscalização é fundamental. “Existem inúmeras modalidades da Engenharia sendo executadas em ambientes que fazem atendimento de saúde, como elétrica, hidráulica, civil, segurança do trabalho, entre outras. Nesta atuação do Conselho, garantimos que essas operações sejam exercidas por profissionais legalmente habilitados, aumentando assim a segurança dos pacientes e equipes”, afirma.

“É muito importante saber se as instalações e equipamentos estão funcionando adequadamente, dentro das normas estabelecidas pelo Crea-SP, uma vez que isso refletirá em maior segurança no atendimento”, afirma o conselheiro e coordenador do Departamento de Fiscalização do CREMESP, médico anestesista Daniel Kishi.

Além disso, “é fundamental ter atestada a qualidade dos equipamentos utilizados nos procedimentos para que possam ser apuradas as verdadeiras responsabilidades sobre eventuais denúncias que chegam ao Conselho, considerando que elas podem ser erroneamente atribuídas à imperícia ou negligência médica, quando, na verdade, são decorrentes de falhas técnicas em equipamentos”, pontua Kishi.

A fiscalização do Crea-SP também verifica obras, instalação e manutenção de sistema de segurança eletrônica, do sistema de descarga atmosférica (SPDA), do sistema de ar-condicionado e refrigeração, de gerador, escadas e esteiras rolantes, equipamentos de prevenção e combate a incêndios, entre outros.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *