Concurso foi lançado durante o XIII Encontro Crea-SP Jovem
Lançado durante o XIII Encontro Crea-SP Jovem, o desafio é um concurso desenvolvido em conjunto com a Acciona, empresa global de gestão de infraestruturas e energias renováveis. A iniciativa possibilita despertar nos recém-formados e jovens profissionais um olhar apurado para problemas que podem ser encontrados nos locais onde vivem e frequentam.
Os melhores projetos serão premiados com até três notebooks e um curso de capacitação. As propostas devem estar alinhadas à Carta Brasileira de Cidades Inteligentes e seguir ao menos um dentre os três principais eixos temáticos da competição:
- Mobilidade e Transporte Urbano;
- Edificação, Energia e Iluminação Pública;
- Serviços Públicos, Meio Ambiente, Gestão de Resíduos Sólidos e Saneamento.
O conceito por trás das cidades inteligentes varia conforme a realidade em que se está inserido. No Brasil, a definição está ligada à transformação digital sustentável e ao desenvolvimento urbano. De olho na realidade ambiental e sociocultural do país, as propostas devem solucionar problemas factíveis, criar oportunidades, dispor de serviços eficientes, reduzir desigualdades e melhorar a qualidade de vida garantindo, sobretudo, o uso responsável de dados e das tecnologias da informação e comunicação, as chamadas TICs.
Para o presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese, o concurso desenvolve o protagonismo e a autonomia do jovem frente às situações reais. “O desafio que propomos é um capacitador para fortalecer o olhar criativo dos jovens profissionais que chegam ao mercado entusiasmados e precisam de oportunidades. É a chance de contribuírem com soluções possíveis para nossos municípios e, quem sabe, terem a chance de executá-las”, ressalta.
Confira o novo edital aqui.